Nutrimos relações de afeto, confiança e proximidade com as famílias em trocas diárias
Cotidianamente, nos colocamos à disposição dos familiares por meio de mensagens, ligações, visitas, avisos circulares, murais e redes sociais (@colegioscanarinhoesapiens).
No decorrer do ano, marcamos encontros com o objetivo de dialogar acerca de temas relevantes na atualidade, trocar experiências, somar opiniões e compartilhar vivências. Também propomos eventos em que as famílias e as crianças participem juntos das atividades, além de momentos individuais voltados para o diálogo sobre o processo de aprendizagem de cada aluno(a).
1 - Trocas Diárias
• Agenda: utilizada por ambas as partes para comunicar informações específicas sobre algo da rotina da criança (lanche, atrasos, medicação, tarefas, horários etc). É o principal canal de comunicação com a escola.
• Comunicação de entrevistas e/ou reuniões específicas: sempre que há necessidade de um encontro para trocar ideias com a família é agendado um horário por meio de comunicação escrita, pela agenda edu ou ligação telefônica.
• Avisos: nos quadros murais da escola, são colocados avisos sobre cursos, eventos, palestras e encontros que ocorrem na própria escola ou na cidade. Também reforçamos as informações através do nosso ambiente virtual, o Agenda Edu.
• Site (www.colegiocanarinho.com.br): veicula informações institucionais básicas, assim como viabiliza o envio de mensagens, sugestões, críticas etc.
• Instagram (@colegiocanarinhosapiens): lá é possível acompanhar as ações, atividades, feiras e eventos da escola.
2 - Encontros agendados no calendário escolar
• Avaliação: no final de cada etapa letiva há um encontro, que ocorre em forma de entrevista. A professora recebe as famílias no horário de aula, por ordem de chegada, para trocar ideias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
• Orientação sobre adaptação de alunos novatos/apresentação das professoras e planos de trabalho: antes do início do período letivo, há um encontro agendado com os pais novatos do infantil 1 ao 3 para orientar sobre o processo de adaptação das crianças à escola. Após as primeiras semanas de aula, ocorre uma reunião de apresentação das professoras e planos de trabalho de todas as turmas a partir do infantil 4.
• Estudo/discussão de temas atuais: acontecem de acordo com as necessidades surgidas no decorrer do ano. Partem de ideias levantadas pelo grupo de pais, profissionais da escola ou crianças.
• Atividades extras: reúnem famílias, alunos e profissionais da escola em momentos descontraídos como atividades festivas, esportivas, oficinas, feiras, piqueniques etc.