O que ensinamos às nossas crianças por meio de nossas atitudes no trânsito? Que mensagens entendem quando nos veem estacionando sobre a faixa de pedestres ou na via paralela para desembarcarem, buzinando para apressar quem atravessa ou até estacionando nas vagas dedicadas exclusivamente a portadores de necessidades especiais ou idosos? Provavelmente, concluirão, a partir de vivências como essas, que os combinados coletivos ou leis não são tão importantes. Existem, mas podem, facilmente, ser desrespeitados em detrimento do conforto ou necessidades individuais, mesmo quando prejudicam dezenas de outras pessoas.
É isso que queremos que aprendam? Que tal começar cuidando de como agimos diariamente na porta da escola de nossas crianças?
As famílias do 2° ano e dos alunos novatos do Ensino Fundamental foram convidados para conhecer o nosso projeto de Ciências da Natureza. O encontro, mediado pelo professor Mardônio, autor dos nossos livros e projetos, proporcionou ricos momentos de interação e troca de conhecimentos!
Que gostoso é realizar experimentos!!
A imaginação das crianças é, por natureza, um campo fértil para a criatividade e construir brinquedos reutilizando materiais é uma maneira simples e atrativa de mostrar às crianças que estes podem se tornar objetos interessantes e divertidos. A turminha do infantil 4C adorou criar um novo brinquedo!
As atividades psicomotoras vivenciadas no Canarinho são exemplos importantes de dinâmicas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Assim, a turminha do Infantil 1 A vai adquirindo cada vez mais segurança ao realizar movimentos aparentemente simples.
A cartografia é um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, que possibilita ao aluno suprir necessidades do seu cotidiano, como reconhecer o melhor caminho para chegar a um lugar, por exemplo. As crianças do 3º ano A iniciaram o estudo cartográfico neste ano, localizando diversos espaços (país, estado, cidade e bairro) a partir da exploração de diferentes tipos de mapas.