Como avaliamos nossos alunos

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Como avaliamos nossos alunos

A escolha do sistema de avaliação da escola partiu de duas questões básicas: que forma de avaliação seria coerente com a sua proposta pedagógica e para que avaliar. A partir dessas reflexões e de estudos efetivados sobre o tema, optou-se por realizar uma avaliação formativa. Essa faz parte de todo o processo de aprendizagem, acontece no dia a dia da sala de aula, permitindo ao professor, a partir da interação com a criança, compreender como ela elabora os conteúdos estudados e planejar como pode intervir para facilitar esse processo.

Para que as famílias possam também acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem de seus filhos, são utilizadas algumas formas de registro. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são produzidos relatórios grupais (1a e 3a etapas) e individuais (2a e 4a etapas) a partir de uma análise qualitativa desenvolvida pela professora sobre o processo de aprendizagem da criança ao longo dos períodos letivos, de acordo com os critérios estabelecidos pela equipe pedagógica para cada série.

No Ensino Fundamental, além do uso dos relatórios, utiliza-se uma escala de conceitos qualitativos, a qual é estruturada da seguinte forma:

AE – APRENDIZAGEM EXCELENTE

AS - APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA

AR - APRENDIZAGEM REGULAR

AI  - APRENDIZAGEM INSUFICIENTE

 

Para a obtenção do conceito final, utilizam-se os seguintes critérios: (1) Esse resulta do somatório das 4 (quatro)  etapas,  obtendo-se a  Média Conceitual (MC);  (2) O aluno será promovido se obtiver conceito igual ou superior a AR (Aprendizagem Regular) em todas as atividades e áreas de estudo.

É importante ressaltar que, para o cálculo da Média Conceitual (MC), a equipe pedagógica leva em conta os seguintes aspectos: a evolução do aluno em seu processo de aprendizagem dentro dos conteúdos estabelecidos para a etapa e a verificação de desempenho progressivo no decorrer do ano letivo.

 

Para os alunos que apresentaram uma aprendizagem insuficiente (AI) ao longo de uma etapa de estudos, são oferecidas aulas de Estudos Complementares com o objetivo recuperar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas no decorrer do processo escolar.


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